sábado, 28 de julho de 2012

Zé de Teté dá o tom


Zé de Teté dá o tom do coco de roda em Limoeiro

Artista foi tema de um documentário dirigido pelo conterrâneo Walter Eudes

28/07/2012 02:05 - RODRIGO ALMEIDA, da Folha de Pernambuco

Aurélio Velho/Divulgação
Coquista lança, hoje, o álbum “O Rei do Coco Chegou”
O coco de roda é uma manifestação cultural bastante complexa: articula música, poesia e dança, além de possuir uma sonoridade que não vem apenas da voz do coquista e dos instrumentos de percurssão (pandeiro, ganzá e zabumba), mas depende do acompanhamento das palmas e das “pisadas” dos presentes na ocasião. Profundo conhecedor dessa ar­te, o pernambucano Zé de Teté chega ao seu décimo disco “O Rei do Coco Chegou” (o segundo gravado de forma profissional em estúdio), com show de lançamento neste sábado (28), às 20h, no anfiteatro da Praça da Bandeira, em Limoeiro, sua cidade natal. A entrada é gratuita.
O artista foi tema recentemen­te de um documentário dirigido pelo conterrâneo Walter Eudes, que revelou entre outras coi­sas, a forma como ele conci­lia o ofício de coquista e a pro­fissão de barbeiro, herdada do pai, atividade que lhe permi­te o sustento da família. O ál­bum foi viabilizado através do Fun­cultura, contando com on­ze faixas e uma vinheta de a­ber­tura, todas compostas pelo próprio músico. “Inicialmente fiz uma coletânea de vinte e duas canções, mas os meninos da produção terminaram sele­cio­nando as onze melhores. A­­cho que o show vai ser muito a­ni­ma­do, porque teve muita divul­gação aqui na cidade”, explica.
Com faixas como “Baralho Novo”, “As Obras da Natureza” e “O Canto dos Passarinhos”, o cantor reforçou os temas populares de sua carreira, que conta com apresentações em diferentes palcos, dentro e fora do Estado, participando inclusive do projeto Fuloresta do Samba ao lado de Siba. “Comecei a fazer coco em 1970, mas desde pequeno gostava muito dos folguedos de São João, algo que influenciou minha preferência pelo coco, que ficou mais forte quando conheci o trabalho do cantador Paulo Faustino”, lembra. Zé subirá ao palco acompanhado de percussionistas, além dos cantores responsáveis pelo resposta, que fazem a segunda voz na cantoria.
Escute Zé de Teté na segunda-feira (30), no programa Fo­lha na Tarde, com Lina Fernan­des, às 16h, na Rádio Folha FM 96,7.
SERVIÇO
Show de lançamento do álbum “O Rei do Coco Chegou” , de Zé de Teté
Sábado (28), às 20h
Anfiteatro da Praça da Bandeira, centro de Limoeiro
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário